sábado, 6 de agosto de 2011

CONHECENDO SUA VOZ

  A importância do auto-conhecimento vocal poderá evitar vários problemas futuros. Conhecendo os limites de sua voz, tanto para o agudo, quanto para o grave, permite um estudo dentro da sua tessitura e extensão. A tessitura, é o conjunto de notas, geralmente de uma oitava mais uma quinta, aonde o cantor emite a voz com total homogeneidade. A extensão refere-se ao limite de sons produzidos por uma voz, do grave ao agudo, mesmo além dos limites naturais de sua tessitura. Geralmente em adultos, abrange duas oitavas. Porém existem vozes que alcançam 3 oitavas.
 Assim, mesmo quem não faz aulas de canto, precisa aprender até onde sua voz irá. Uma forma de perceber se está forçando é observar se ao cantar, sente ardência na garganta, pigarro, tosse, cansaço vocal, tensão no pescoço/laringe e principalmente, se apresenta rouquidão constante ou recorrente (que vai e volta). Repare em quais notas sente que há força. 
 Após essas observações, não pare por aí, torne isso um hábito! Dê atenção à sua saúde vocal sempre, pois poderá ter vários problemas decorrentes do abuso vocal, como fendas nas pregas vocais, nódulos, edemas e outros problemas mais sérios e por isso, perder a voz.
Outro ponto importante...é muito comum o hábito de cantores desavisados imitar a voz ou o jeito de cantar de cantores que admiram. O resultado disso é que o ato de imitar provoca tensão nas pregas vocais. Cada voz é única e têm uma estrutura corporal que a compõe e que a faz soar com determinada sonoridade. A imitação provoca tensão nessa estrutura e, consequentemente, afeta a saúde vocal.
Portanto, muito cuidado!!!Sua voz é um instrumento único, trate-a com carinho!!

Nenhum comentário: