terça-feira, 5 de abril de 2011

A Tecnologia e a Ópera

     Com tantos avanços tecnológicos não tinha como a arte ficar fora desse processo por muito tempo. A música  e a tecnologia estão interligadas desde a Era do rádio e, de lá para cá, essa relação torna-se cada vez mais estreita. Este post é sobre essas inovações tecnológicas na música, especificamente na ópera.
     É sabido que toda forma de arte precisa de inovações constantes e a ópera não fica fora disso. Essas inovações nem sempre se referem à tecnologia. Pode ser uma releitura, uma interpretação diferente de um trecho. Mudanças são necessárias para cativar o público e o envolver na dinâmica da trama e, muito dessa responsabilidade, fica por conta do cantor-ator. Porém, recentemente uma inovação que provavelmente representa um marco na história da ópera, dividiu essa responsabilidade com os cantores, produzindo uma incrível novidade. Trata-se de um projeto idealizado e executado pelo ex-regente titular da OSESP, John Neschiling que consistiu na produção do cenário da ópera O Barbeiro de Sevilha todo em animação. Com um telão de 6m x 8m um divertido desenho animado era projetado e interagia com os cantores. O resultado foi um cenário criativo e fácil de ser transportado. Uma nova forma de arte, introduzida dentro de outra já consolidada por séculos.

    
    O curioso é que se observarmos a história da música, os grandes feitos ocorriam através da saída dos  padrões. Pois acredito que as pessoas cansam das mesmas coisas; o novo dá a sensação de que tudo está caminhando, evoluindo. Li um artigo que citava que o público de óperas era restrito e realmente o é.  Os motivos são os mais diversos e não serão discutidos nesse post, mas...também acredito que muito desse distanciamento pode ser reduzido através de inovações como esta que só têm a acrescentar. 
      Um outro ponto interessante foi a realização da turnê dessa ópera em várias cidades do Brasil, de junho a novembro de 2010 e, em todas as cidades que passou ocorreram seções para crianças. Uma forma de cativar o público infantil e quem sabe, despertar o interesse de futuros Pavarotti`s, pequenas Maria Callas...



Detalhe: a Cia Brasileira de Ópera - corpo de músicos que participou da ópera, ganhou o prêmio 2010 da Associação Paulista dos Críticos de Artes: http://vozativamadrigal.blogspot.com/2011/03/cia-brasileira-de-opera-recebe-premio.html
Acessem o link e apreciem a reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=30qQCAu2RC0


Por hoje é só!
Bom proveito e bons estudos!

Nenhum comentário: