domingo, 7 de agosto de 2011

AQUECIMENTO PARA CANTORES

 Antes de tudo o cantor precisa preparar seu corpo para o ato de cantar e não somente a voz. O primeiro passo é realizar um alongamento, principalmente da região do pescoço para eliminar as tensões dessa região, pois se houver tensão a laringe ficará sem flexibilidade, resultando em tensão nas pregas vocais e, consequentemente, em uma voz sem qualidade, sem saúde.
 Os exercícios adequados são os seguintes:
1 – Gire 6 vezes para trás os ombros, bem devagar. Depois, para frente.
2 – Encoste o queixo no tórax e conte mentalmente até 10 vagarosamente; Depois para trás bem devagar, abrindo a boca bem devagar e conte até 10.
3 – Desenhe com a cabeça uma meia lua só na frente, na mesma altura que fez o exercício 2 (ao encostar o queixo no tórax).
4 – Desenhe somente atrás a mesma meia lua;
5 - Gire a cabeça para um lado bem devagar, fixe o ponto mais mais distante que consegue, sem girar o tórax; depois inverta o lado e repita o mesmo procedimento.
6 – agora sim faça o giro total em volta do corpo e bem devagar.
  Após isso, prepare sua respiração. Ao chegar ao ensaio ou aula, pode ser que por alguma razão esteja respirando de forma insuficiente para o canto. Portanto, um exercício de respiração é sempre bem vindo, até para os mais experientes.
7 - Sentado, com a coluna bem ereta e com os pés bem firmes, formando 90º com a panturrilha, coloque a mão sobre o abdome e a outra nas costelas. Procure inspirar profundamente, projetando o ar para essas regiões, ou seja, realizando a respiração costo-diafragmático-abdominal.
8 - Após colocar a respiração no lugar correto, faça movimentos mais curtos e flexíveis de forma que o abdome encha e esvazie bem rápido. Esse movimento lembra um pouco a dança do ventre. É importante nesses dois exercícios de respiração, expirar produzindo “s” bem prolongado.
Somente após isso, aqueça a voz. Muito bom para a saúde das pregas vocais, é a vibração de língua e de lábios. Pode parecer bobeira e até brincadeira de criança, mas é muito importante! 
9 - Comece sem variação de notas e vá subindo de nota em nota. Depois poderá desenvolver esse exercício com escalas.
Agora sim poderá cantar lembrando sempre da respiração e do apoio diafragmático. Do contrário, adeus voz!
Após cantar, o desaquecimento também é importante. Pratique vibração de lábios e de língua, sem variação de notas e depois sem voz, só com vibração.


Nenhum comentário: