domingo, 31 de julho de 2011

OS TIPOS DE RESPIRAÇÃO

   A ação combinada de músculos e demais elemento da mecânica respiratória define o tipo respiratório que é utilizado. Assim, há basicamente quatro tipos de respiração:
1. Clavicular ou superior: o tórax se dilata na inspiração, as costelas se elevam e o diafragma é pouco ativo em seu deslocamento. A produção vocal é alterada pelo aporte insuficiente de ar e o som tende a ser agudo, pela elevação e tensão da laringe
2. Média, mista ou torácica: pouca movimentação superior ou inferior do tórax durante a inspiração e um deslocamento anterior da região média torácica. É mais utilizada quando em repouso ou em conversações diárias, mas é inapropriada para o uso profissional da voz.
3. Inferior ou abdominal: ausência de movimentos na região superior do abdome e expansão da região inferior. O diafragma se contrai, mas as costelas não se elevam. Não proporciona elevada pressão aérea, nem satisfatório domínio dos movimentos, daí ser impróprio para a fonação mais apurada.
4. Diafragmático-abdominal ou costo-diafragmático-abdominal: expansão harmônica da caixa torácica e abdominal, sem excesso na região superior ou inferior, possibilitando maior volume aéreo circulante, mais vigor e maior domínio das ações. A atividade docente requer resistência vocal para o uso da voz com forte intensidade e boa projeção, necessárias a uma psicodinâmica vocal que sugere autoridade e confiabilidade. Por isso o desenvolvimento da respiração diafragmático abdominal é a mais eficaz para o desenvolvimento da voz profissional.

Nenhum comentário: