domingo, 11 de novembro de 2012

Canto: Respiração e Ressonância


A produção da voz ocorre quando uma coluna de ar, é emitida de forma homogênea que, ao atritar com as pregas vocais, produz o som. Para que isso ocorra, é necessário uma coordenação motora eficaz entre o corpo (relacionada com as questões físicas do canto, como respiração, afinação dentre outros) e a mente (relacionada com a interpretação, e a emoção a ser transmitida). O primeiro passo para alcançar esta coordenação  é desenvolver a respiração costo-diafragmática abdominal, pois permite a expansão harmônica de toda a caixa torácica, sem excessos na região do pescoço e maior aproveitamento de toda a área pulmonar e, por isso, mais eficaz para o desenvolvimento de uma voz profissional. Para realizar esta respiração é necessário em um primeiro momento, provocar uma "barriguinha" no momento da inspiração, ou seja, no momento em que o ar entrar no pulmão. Para isso também será utilizado o músculo reto-abdominal (ver abaixo), afrouxando-o, relaxando-o no momento que o ar entrar. Quando o ar estiver sendo expelido, uma leve contração dessa musculatura deve ser provocada, como que colocando a "barriga" leve e gradativamente para dentro. Esse é o primeiro treino para que a musculatura se acostume para o movimento da correta respiração, que depois de um certo tempo, deverá se tornar automática.

Fonte da imagem: http://www.afh.bio.br/resp/resp2.asp 



Fonte da imagem: http://revista.tudosobrepilates.com.br/2012/05/14/os-musculos-abdominais-quem-sao-e-como-trabalhar/ 

Para a produção do som, as pregas vocais se fecham e a pressão do ar faz com que elas vibrem gerando um som que é voz. A voz, sobe e ressoa no crânio e o conjunto diafragma, traqueia, pregas vocais, boca e cabeça é o que permite esse instrumento funcionar corretamente. Quando alguma dessas partes não funciona corretamente, temos uma voz defeituosa. Vale ressaltar que todo o crânio funciona como um amplificador do som, pois possui espaços vazios e perfurações que permitem que o som ganhe volume. De acordo com o tipo de repertório, temos diferentes tipos de ressonância. Em outra postagem comentarei sobre isso, mas vale a pena tomar conhecimento dos locais onde ocorrem no crânio através da figura abaixo:

Voz de cabeça = ressonância alta: partes da música, ou música mais agudas 
Voz de nariz e voz de dentes = ressonância média: partes da música ou músicas que mais se aproximam da região da fala, região mais confortável para cantar.
Voz de nuca e voz de peito = ressonâncias graves: parte da música ou músicas em que a voz tende a se tornar mais "escura".


Fonte da imagem: http://vozdelisboa.blogspot.com.br/2011/12/colocacao-de-voz.html 

Somente quando há uma sincronia de todos os sistemas envolvidos na produção da voz é que ela é emitida corretamente. O som da voz quando alcança esse padrão é portanto, conduzido para as cavidades de ressonância e a voz alcança uma ótima qualidade, com bons harmônicos e sem tensões porque está sendo emitida de forma saudável.


Referências Bibliográficas:

1 - AMATO, R.C.F. Voz, pneumologia e fisioterapia respiratória.investigação interdisciplinar
sobre a configuração tóraco-abdominal durante o canto lírico. IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais, maio 2008. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dl/simcam4/downloads_anais/SIMCAM4_Rita_Fucci_Amato.pdf.

2 - GOULART, D.; COOPER, M. Por todo canto - método de técnica vocal.

Nenhum comentário: