quinta-feira, 2 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CANTO


 Este post é para defender a profissão. Algumas pessoas, erroneamente, freqüentam duas, três, quatro aulas e já acreditam saber cantar ou até que podem aprender sozinhas!!!!! Não duvido da capacidade de ninguém em aprender muitas coisas por intuição (sozinhas), mas também acredito muito mais que este estudo será melhor aproveitado com um professor de canto. Podemos sim recorrer a blogs, livros, vídeos. Porém, a orientação de quem se especializa para isso é fundamental. Por acaso, você leitor, iria para uma consulta em um médico que "aprendeu tudo sozinho" ou que diz que nasceu "sabendo ser médico"? Bom, se sim, boa sorte, mas eu não me arriscaria. Da mesma forma, cantores e músicos em geral que se preparam para isso, investem em formação, não se arrependerão. Não adianta decorar músicas, acordes sem técnica, sem o preparo vocal. Não basta ter facilidade para o ofício é necessário muito estudo para o conhecimento completo do instrumento e, no caso do Canto é o um dos instrumentos mais difíceis a ser estudado, principalmente porque estará lidando com todas as facetas do complicado corpo humano.

 Tal conhecimento, depende um auto-conhecimento diário para alcançar o som ideal. Este por sua vez, depende de vários fatores como vícios posturais que provocam tensões na voz que prejudicam o som e afetam as pregas vocais, dicção, dentre tantos outros...E, atualmente, formação é importante sim, para quem quiser realmente ser um BOM profissional. Caso a intenção seja apenas por hobby,  ainda assim será válido, pois evitará vários problemas causados pelo mau uso da voz.

 Toda essa explicação foi para justificar também, a importância da respiração correta para o cantor. Recentemente ouvi de que aprender a respirar é fácil e poderá ser sozinho. Para quem ainda não sabe, há estudos para desvendar as manobras respiratórias de um cantor ao exercer sua profissão. A pesquisa está encabeçada pela profª Rita de Cássia Fucci Amato e ela denomina esta manobra como " manobras pneumoarticulatórias". Esta pesquisa envolve as seguintes áreas: fonoaudiologia, pneumologia, otorrinolaringologia, acústica e professores de canto. Ou seja: aprender a respiração voltada para o canto, não é tão simples como aparenta. A respiração representa no MÍNIMO 60% da técnica. Ou seja: não adianta apenas ter uma bela voz, sem dominar a respiração adequada para o canto. Acredito que todos podem cantar, mas também acredito que o estudo é sempre o melhor caminho.

 Trago aqui um exemplo de uma cantora maravilhosa da nossa MPB, a Roberta Sá. Ela sempre esteve dividida entre os estudos convencionais e a música. Quando chegou na adolescência, passou a fazer aulas de canto. Entrou para a faculdade de Comunicação e continuou com seus estudos de canto quando sua professora lhe indicou para participar do programa FAMA da rede Globo. Depois disso, foi só entrega para a Música. Outra maravilhosa cantora é Marisa Monte. Esta estudou música desde a infância (canto, piano e bateria) e na adolescência estudou canto lírico. Se formos analisar a trajetória biográfica de nossos cantores, veremos que a maioria deles deve ter se deparado com um professor em algum momento. O talento pode ser nato, mas o conhecimento é essencial, pois do contrário, para que precisaríamos ir à escola desde a tenra idade?
 Encerro com link para um artigo da profª citada,  Rita de Cássia Fucci Amato para quem quiser se aprofundar um pouco mais:


Nenhum comentário: