quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Exercícios de Respiração

Os exercícios a seguir são excelentes para todos os cantores, principalmente os iniciantes e um ótimo dever de casa. Ajuda muito se for realizado entre uma aula e outra, no espaço de uma semana, pois ocupa os sete dias de distância entre as aulas. Então, aqui vai:

1º DIA:
Deitado com livro leve sob o abdome, inspirar de forma que o movimento da respiração levante o livro. Fazer 20 repetições.

2º DIA:
1ª Etapa: Repetir 10 vezes o exercício do 1º dia.
2ª Etapa: acrescentar ao exercício anterior o seguinte: soltar o ar em três etapas e produzindo o som de S. Nas duas primeiras irá fazer o som mais curto e na terceira, prolongará o “S”.  Então esse exercício todo ficará assim: irá respirar levantando o livro e soltará em três etapas produzindo o som do “s”.

3º DIA:
1ª Etapa: Realizar 10 vezes a segunda etapa do exercício do 2º dia.
2ª Etapa: Inspire levantando o livro; com o abdome para fora (distendido) enrijeça a musculatura abdominal sem deixar que o volume diminua, ou seja, sem deixar que o abdome entre. Somente após fortalecer essa musculatura, irá soltar o ar produzindo som de “s” e o abdome/diafragma poderá ir esvaziando gradativamente. Essa é a etapa mais importante, pois é nela que irá aprender a controlar a saída de ar. Ao soltar o ar, produzindo o som de “S”, prestar muita atenção no fortalecimento da musculatura abdominal que precisa estar enrijecida quando o ar for saindo e o abdome diminuindo de tamanho.

4º DIA:
10 vezes o exercício do primeiro dia
10 vezes o exercício do segundo dia - 2ª Etapa
10 vezes o exercício do terceiro dia - 2ª Etapa

5º DIA:
5 vezes o exercício do segundo dia - 2ª Etapa
10 vezes o exercício do terceiro dia - 2ª Etapa

6º DIA:
20 vezes o exercício do terceiro dia – 2ª etapa


7º DIA:
20 vezes o exercício do terceiro dia - 2ª etapa

IMPORTANTE: é preciso compreender cada etapa. Não adianta passar para frente se não houver a compreensão. Estude consciente.